É uma modalidade financeira que reúne pessoas (físicas ou jurídicas) com o objetivo em comum de conquistarem um mesmo produto. Essa conquista é feita por meio de uma poupança conjunta, formada pelas parcelas pagas no mês pelo próprio grupo, com duração e cotas determinadas.
Vídeo: O que é
Quem é responsável pelo regulamento do consórcio?
A normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e o controle de atividades do sistema de consórcios são realizados pelo Banco Central do Brasil.
Como consigo uma cópia do regulamento do consórcio?
O regulamento é enviado no e-mail de confirmação de compra, mas você pode acessá-lo a qualquer momento site Consórcio Honda ou no aplicativo Honda Serviços Financeiros.
Qual é a diferença entre um consórcio e um financiamento?
A diferença é que o financiamento é um tipo de contrato de crédito para a compra imediata do bem. Já o consórcio tem a finalidade de formar uma poupança comum destinada à aquisição de bens a favor de um grupo de pessoas, onde todos, por meio de sorteio, recebem o crédito para sua compra.
Posso substituir o bem alienado (alienação fiduciária) por outro?
Sim, você poderá substituir o bem alienado por outro de seu interesse, seja novo ou usado (com até três anos de uso a partir do ano da fabricação) e de valor igual ou superior ao saldo devedor. Além disso, os seguintes documentos deverão ser apresentados: – certidão negativa de roubo, furto e multas; – certificado de garantia do motor e do câmbio, emitido pela concessionária da marca do veículo e dentro da validade de três meses; – carta de avaliação do bem, expedida pela concessionária da marca; – certificado de Registro do Veículo (CRV) no nome do vendedor, contendo as informações relativas à venda preenchidas e com firma reconhecida. Os formulários para a substituição do bem alienado (alienação fiduciária) deverão ser preenchidos na concessionária Honda mais próxima.
Posso realizar a mudança de modelo?
Sim, a mudança de modelo pode ser realizada antes da contemplação da sua cota. Existe uma regrinha onde o valor do bem que você escolher não pode ser 50% acima do menor do grupo, ou 50% abaixo que o maior bem do grupo. Se quiser simular essa alteração, ligue na CAC ou procure uma concessionária.
Posso desistir do meu plano?
Você pode desistir desta contratação, em até 07 (sete) dias após sua assinatura, com a devolução total do valor pago. Depois disso, você poderá desistir a qualquer momento, porém somente antes da contemplação. Caso você desista do consórcio, você receberá somente os valores pagos ao Fundo comum do consórcio após a contemplação da cota por sorteio. A desistência poderá ser formalizada através do SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR (SAC) 0800.722.2340 ou poderá ocorrer automaticamente após o acúmulo de quatro parcelas em atraso. Após consumada a desistência, o consorciado passa à condição de Consorciado Excluído e concorrerá à contemplação através de sorteio realizado nas assembleias do Grupo. Ao ser sorteado, o Consorciado Excluído receberá os valores a que tem direito, conforme estabelecido em contrato.
Como posso cancelar minha cota?
Ligando para a CAC: (11) 2172-7007 (seg a sex: 8h às 20h. Sábados: 9h às 15h);
Formalizando a desistência por meio de carta enviada ao Consórcio Nacional Honda.
Para cotas não contempladas, o cancelamento é automático após 3 parcelas em atraso, para grupos formados após 01/07/2024, ou 4 parcelas em atraso para os formados antes dessa data.
Após o cancelamento da cota, como é feita a restituição de valores?
Se a sua cota estiver de acordo com a Lei n. 11.795/2008 (Nova Lei de Consórcio), você passa a concorrer à contemplação por meio de sorteios realizados nas assembleias do grupo. Ao ser sorteado, o consorciado excluído receberá a restituição dos valores aos quais tem direito. Caso a sua cota pertença à Circular n. 2.766/1997, a restituição dos valores ocorre somente após o encerramento do grupo.
Posso desistir de uma compra online?
Pode sim. O pedido de desistência deve ser feito formalmente em nossa Central de Atendimento (11) 2172-7007 (seg a sex: 8h às 20h. Sábados: 9h às 15h), no prazo de até 7 dias após da data do preenchimento da proposta.
Como é feita a restituição de valores de uma compra online?
A devolução poderá ser feita via depósito bancário para pagamentos com boleto, e no caso de cartão de crédito, o valor será estornado.